Biografia

fabiano

Fabiano Chagas – Universo Híbrido

Fabiano Chagas é considerado um dos guitarristas e violonistas mais versáteis da nova geração. Suas influências percorrem a Música Popular Brasileira, Jazz e World Music.

Fabiano tem sido elogiado por onde passa. Sua expressão, musicalidade e virtuosismo se misturam com a maturidade de suas interpretações.

Desde 2008 tem se apresentado em importantes festivais de música instrumental dentro e fora do Brasil. Dentre eles destacam-se: Goyaz Festival - Brasil (2008), The days of Jazz Music – Ucrânia (2011), Odessa Jazz Fest – Ucrânia (2011), Basel Jazz Festival – Suíça (2012) e Festival Brasileiro – EUA (2013) e FIGO - Brasil (2014), Latin Music Festival – EUA (2015). Além de festivais, tem se apresentado regularmente em importantes clubes de jazz e salas de concerto na Alemanha, Austria, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

Como educador, tem ministrado workshops sobre improvisação, violão e guitarra em várias universidades brasileiras e do exterior, dentre elas UNIRIO, UFPB, UFRN, Viena Conservatory, North Texas University, Utah State University etc.

No ano de 2011, estabelece uma amizade e parceria musical com o violinista austríaco Rudi Berger, considerado um dos maiores violinistas de jazz da Europa. Com Rudi, Fabiano Chagas realiza sua primeira turnê pela para Europa, visitando vários países.

Mestre em música, Fabiano Chagas é professor adjunto de violão popular, guitarra, improvisação e prática de conjunto da Escola de Música e Artes Cênicas – Universidade Federal de Goiás. Em 2009 criou o primeiro curso superior (UFG) de guitarra e violão popular do estado de Goiás.

 Durante dez anos, a convite do maestro Jarbas Cavendish, Fabiano atuou como guitarrista da Banda Pequi (Orquestra de Música Brasileira). Com essa orquestra gravou um DVD em 2004, um CD em 2009 e no final de 2013 foi um dos convidados especiais do DVD Banda Pequi, João Bosco e Nelson Faria. Diversos artistas de renome nacional e internacional se apresentaram ao lado da Banda Pequi, dentre eles: Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, Arismar do Espírito Santo, Carlos Malta, João Bosco e Nelson Faria.

 Em 2012, Fabiano Chagas lançou do seu primeiro CD solo “ Universo Híbrido “. O disco conta com a participação especial de Toninho Horta, Rogério Caetano e Rudi Berger. Além de composições próprias, também grava clássicos da música instrumental brasileira. Na frase abaixo o grande músico Hermeto Pascoal comenta sobre o CD de Fabiano Chagas:

Violonzaço, guitarraça!!! Maravilhoso! Parabéns Fabiano Chagas Hermeto Pascoal

Em maio de 2014 iniciou a gravação do seu segundo CD solo em Nova York. O novo projeto conta com a participação especial de Anat Cohen, considerada pela crítica especializada uma das maiores clarinetistas de Jazz da atualidade. Participam também do disco os músicos Duduka da Fonseca, Bororó, Eduardo Belo, Hélio Alves, Ricardo de Pina, Chico Chagas dentre outros. No mesmo ano, o projeto de extensão da UFG – Assum Trio, composto por Diones Correntino, Johnson Machado e Fabiano Chagas, recebe um título de comenda do Governo do Estado de Goiás pelo excelente trabalho realizado no cenário cultural.

Em outubro de 2015 Fabiano representou o Brasil no Festival Internacional de música Latina na Universidade de Utah – EUA. Lá se apresentou ao lado da USU Symphonic Orchestra, com o guitarrista americano Corey Christiansen além de alunos da Universidade.

Fabiano Chagas é um excelente guitarrista! Exibe sempre integridade harmônica e realiza inprovisações muito inspiradas Jerry Coker.